sábado, 28 de julho de 2012

A viagem dos meus sonhos


É com muita alegria que eu falo deste novo trabalho, a adaptação do clássico de Júlio Verne, 20.000 Léguas Submarinas em quadrinhos, que sai agora em agosto pela Editora Nemo. Feito em parceria com o João Marcos, quadrinista conhecido por sua série Mundo Mendelévio e o Planeta Telúria e que também trabalha com o Maurício de Sousa, é a realização de um sonho, fazer um quadrinho com o universo do Júlio Verne e melhor, do 20.000 Léguas que é o livro que eu mais gosto.
Quando o Wellington Srbek, parceiro já em outros trabalhos pela mesma editora, me falou que havia grande possibilidade disso acontecer fiquei extremamente feliz e quando se tornou concreto que eu ia mesmo fazer foi mais alegria ainda. Fui reler o livro e a partir daí começamos os estudos, primeiro definimos o visual do Náutilus que ficou um misto de monstro marinho com máquina. O Capitão Nemo foi mais fácil porque eu já tinha feito um desenho inicial dele, postado aqui neste blog, então foi só ajustar alguma coisa na roupa e pronto. O professor Aronnax, Conselho e Ned Land não foram complicados de chegar no visual também, acho que isso se deve a que eu já tinha pensado várias vezes em como seria fazer essa adaptação então esses visuais estavam meio no inconsciente. É claro que houve ajustes em conversas e o Wellington deu opiniões acertadas sobre tudo.
A parceria com o João Marcos não podia ter sido melhor, como ele é quadrinista, o roteiro veio todo desenhado e foi um verdadeiro guia nesta viagem pelo mundo verniano, foi como ter duas versões, em estilos diferentes, da mesma HQ.
E chegamos finalmente ao álbum, foram 60 páginas de quadrinhos, três meses de trabalho, só na HQ, muitos e-mails trocados, páginas e páginas de esboços... mas o resultado final compensou, eu sou suspeito para falar é lógico então só posso deixar que as pessoas vejam e tirem suas conclusões.
Preciso ressaltar como é importante o apoio e o investimento que a Editora Nemo tem feito em trabalhos como este e com autores nacionais. Mesmo com pouco tempo de existência, 1 ano, ela já tem seu catálogo recheado de bons quadrinhos, a Coleção Shakespeare, com 3 álbuns publicados já tem mais a caminho, a adaptação de Dom Casmurro, do Machado de Assis, os dois infanto-juvenis que desenhei e agora teremos a reedição do Estórias Gerais, do grande mestre Flávio Colin com roteiros do Wellington Srbek. Nos internacionais, a Coleção Moebius já tem 4 volumes e Arzach, o primeiro, ganhou este ano o Troféu HQMIX de Publicação de Clássico. Hugo Pratt, Enki Bilal, Jacques Tardi e, recentemente, Mike Mignola, são os autores publicados.

Mas, voltando ao 20.000, o lançamento oficial será na Bienal do Livro, dia 17 de agosto, às 14h, Rua L - Estande 78, apareçam lá.

Um comentário:

william disse...

Conheço o João Marcos e já torço ´pelo sucesso do livro. Parece que está lindo mesmo. Parabéns!